Descrição
Desenvolva práticas pedagógicas inclusivas e promova uma formação humana frente à diversidade. Compreenda a história da inclusão e a legislação para a inclusão escolar. Estude as diferentes deficiências, síndromes e transtornos, e os recursos necessários para atender cada especificidade. Reflita sobre o papel do educador na promoção da cultura inclusiva. Inscreva-se e seja um agente de transformação na educação.
Objetivo
Capacitar os participantes a desenvolver práticas pedagógicas inclusivas e promover uma educação igualitária para todos os alunos, independentemente de suas diferenças e necessidades especiais. O curso busca fornecer conhecimentos sobre a história da inclusão, legislação pertinente e as características das diferentes deficiências e síndromes. Além disso, o curso visa desenvolver habilidades críticas e reflexivas para lidar com desafios e promover uma cultura inclusiva na escola e na sociedade.
Competências
O desenvolvimento de uma Base Comum para a educação brasileira é sem dúvida um grande avanço, pois pode possibilitar uma educação mais inclusiva que olha para o estudante com deficiência e suas singularidades. O documento amplia as possibilidades para que as escolas procurem soluções e inovações para ensinar a todos, pois somente assim, estaremos de fato construindo uma sociedade realmente inclusiva, que trabalha as potencialidades dos indivíduos. Para que ocorra uma educação inclusiva é preciso pensar no aluno como um todo e nesse ponto, a garantia da aprendizagem das competências cognitivas e socioemocionais podem ser um ganho importante para o estudante com deficiência.
Habilidades desenvolvidas
- Capacidade intelectual geral;
- Aptidão acadêmica específica;
- Capacidade de liderança;
- Pensamento criativo;
- Capacidade psicomotora;
- Talento especial para as artes.
Área de atuação
Indicado para formar profissionais da educação especial e inclusiva para atuar na educação básica de pessoas portadoras de diferentes tipos de deficiências e disfunções cognitivas e seus desdobramentos no ambiente escolar.
Matriz Curricular
Unidade 1 – HISTÓRIA E LEGISLAÇÃO
- História da deficiência;
- Marcos legais, internacionais e nacionais;
- Evolução histórica da educação especial no Brasil e o atendimento às pessoas com necessidades especiais;
- Educação inclusiva no Brasil.
Unidade 2 – TIPOS DE DEFICIÊNCIA
- Deficiência visual;
- Deficiência auditiva;
- Deficiência física;
- Deficiência intelectual.
Unidade 3 – DEFICIÊNCIAS, SÍNDROMES, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO
- Deficiência múltipla;
- Síndromes;
- Transtornos globais do desenvolvimento;
- Altas habilidades/superdotação.
Unidade 4 – TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS
- Transtornos funcionais específicos;
- Atendimento educacional especializado (AEE);
- Currículo e avaliação;
- Inclusão e o mercado de trabalho.