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Educação Inclusiva

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R$300.00

Disponível por encomenda

Descrição

Desenvolva práticas pedagógicas inclusivas e promova uma formação humana frente à diversidade. Compreenda a história da inclusão e a legislação para a inclusão escolar. Estude as diferentes deficiências, síndromes e transtornos, e os recursos necessários para atender cada especificidade. Reflita sobre o papel do educador na promoção da cultura inclusiva. Inscreva-se e seja um agente de transformação na educação.

 

Objetivo

 

Capacitar os participantes a desenvolver práticas pedagógicas inclusivas e promover uma educação igualitária para todos os alunos, independentemente de suas diferenças e necessidades especiais. O curso busca fornecer conhecimentos sobre a história da inclusão, legislação pertinente e as características das diferentes deficiências e síndromes. Além disso, o curso visa desenvolver habilidades críticas e reflexivas para lidar com desafios e promover uma cultura inclusiva na escola e na sociedade.

 

Competências

O desenvolvimento de uma Base Comum para a educação brasileira é sem dúvida um grande avanço, pois pode possibilitar uma educação mais inclusiva que olha para o estudante com deficiência e suas singularidades. O documento amplia as possibilidades para que as escolas procurem soluções e inovações para ensinar a todos, pois somente assim, estaremos de fato construindo uma sociedade realmente inclusiva, que trabalha as potencialidades dos indivíduos. Para que ocorra uma educação inclusiva é preciso pensar no aluno como um todo e nesse ponto, a garantia da aprendizagem das competências cognitivas e socioemocionais podem ser um ganho importante para o estudante com deficiência. 

 

Habilidades desenvolvidas

  • Capacidade intelectual geral;
  • Aptidão acadêmica específica;
  • Capacidade de liderança;
  • Pensamento criativo;
  • Capacidade psicomotora;
  • Talento especial para as artes.

 

Área de atuação

Indicado para formar profissionais da educação especial e inclusiva para atuar na educação básica de pessoas portadoras de diferentes tipos de deficiências e disfunções cognitivas e seus desdobramentos no ambiente escolar.

 

Matriz Curricular

Unidade 1 – HISTÓRIA E LEGISLAÇÃO

  • História da deficiência;
  • Marcos legais, internacionais e nacionais;
  • Evolução histórica da educação especial no Brasil e o atendimento às pessoas com necessidades especiais;
  • Educação inclusiva no Brasil.

 

Unidade 2 – TIPOS DE DEFICIÊNCIA

  • Deficiência visual;
  • Deficiência auditiva;
  • Deficiência física;
  • Deficiência intelectual.

 

Unidade 3 – DEFICIÊNCIAS, SÍNDROMES, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO

  • Deficiência múltipla;
  • Síndromes;
  • Transtornos globais do desenvolvimento;
  • Altas habilidades/superdotação.

 

Unidade 4 – TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS

  • Transtornos funcionais específicos;
  • Atendimento educacional especializado (AEE);
  • Currículo e avaliação;
  • Inclusão e o mercado de trabalho.

Informação adicional

Peso 1.000 g
Dimensões 31 × 22 × 10 cm